Aula 1 - Plano Cartesiano
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Aula 1 - Plano Cartesiano
Nome : Plano cartesiano
Descrição : Encina a usar 'x' e 'y'
Dificuldade : Facil (mas se aprende la pela 8ª série)
Programas a serem usados : O seu cérebro e sua capacidade mental
O plano cartesiano é aquele que designa os eixos 'x' e 'y'
Imagem do Plano cartesiano normal
Imagem do plano cartesiano computacional
Ei mas isso não está invertido?
Esta mesmo,mas no computador o eixo 'y' se encontra invertido,mas em uma prova não vai colocar invertido,por isso sempre lembre do plano cartesiano comum e do plano cartesiano computacional
Como podem ver na imagem o y se encontra assim
...-5
-4
-3
-2
-1
0
1
2
3
4
5...
E o x se encontra assim ...-5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5...
os eixos x e y são muito importantes em seus jogos e estão sendo usados toda hora,mesmo você não sabendo,um exemplo onde se usa 'x' e 'y' é:
o 'x' designa uma posição horizontalmente
o 'y' designa uma posição verticalmente
o 'x' e o 'y' também podem faser facilmente uma movimentação top view :
esse é um exemplo disso
quando se aperta a tecla para cima o 'y' diminiu (negativo)
quando se aperta a tecla para baixo o 'y' aumenta (positivo)
quando se aperta a tecla para o lado esquerdo o 'x' diminiu (negativo)
quando se aperta a tecla para o lado direito o 'x' aumenta (positivo)
Resumindo,o 'x' e 'y' são a chave principal para seus jogos,eu por exemplo,uso toda hora é isso assim concluo o primeiro tutorial postado no fórum.
Descrição : Encina a usar 'x' e 'y'
Dificuldade : Facil (mas se aprende la pela 8ª série)
Programas a serem usados : O seu cérebro e sua capacidade mental
O plano cartesiano é aquele que designa os eixos 'x' e 'y'
Imagem do Plano cartesiano normal
Imagem do plano cartesiano computacional
Ei mas isso não está invertido?
Esta mesmo,mas no computador o eixo 'y' se encontra invertido,mas em uma prova não vai colocar invertido,por isso sempre lembre do plano cartesiano comum e do plano cartesiano computacional
Como podem ver na imagem o y se encontra assim
...-5
-4
-3
-2
-1
0
1
2
3
4
5...
E o x se encontra assim ...-5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5...
os eixos x e y são muito importantes em seus jogos e estão sendo usados toda hora,mesmo você não sabendo,um exemplo onde se usa 'x' e 'y' é:
- Código:
instance_create (x,y,obj_aula)
o 'x' designa uma posição horizontalmente
o 'y' designa uma posição verticalmente
o 'x' e o 'y' também podem faser facilmente uma movimentação top view :
- Código:
{
{if keyboard_check (vk_up)
y-=5}
{if keyboard_check (vk_down)
y+=5}
{if keyboard_check (vk_left)
x-=5}
{if keyboard_check (vk_right)
x+=5}
}
esse é um exemplo disso
quando se aperta a tecla para cima o 'y' diminiu (negativo)
quando se aperta a tecla para baixo o 'y' aumenta (positivo)
quando se aperta a tecla para o lado esquerdo o 'x' diminiu (negativo)
quando se aperta a tecla para o lado direito o 'x' aumenta (positivo)
Resumindo,o 'x' e 'y' são a chave principal para seus jogos,eu por exemplo,uso toda hora é isso assim concluo o primeiro tutorial postado no fórum.
O tutorial também está presente na Super Apostila GML 0.5
Need_90- Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/10/2011
Idade : 24
Localização : Céu Azul
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Independência:
(100/100)
parabens
Mto bom tuto... parabens...
Estou aguardando a Super Apostila eim!? vlw
Se vc precisar de ajuda, posso contibruir um poco...
Estou aguardando a Super Apostila eim!? vlw
Se vc precisar de ajuda, posso contibruir um poco...
mark- Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/10/2011
Localização : MG
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